Atividades

  • Facebook

Capoeira

Date: Novembro 24, 2014 Author: casulo Categories: Atividades

 

Proposta das aulas de Capoeira

A Capoeira é uma arte criada no Brasil pelos escravos como defesa porem, no decorrer da história, nossa arte ganhou as praças, o ritmo passou a fazer parte das festas, podendo então
ser considerada como manifestação da Cultura Popular.

Sua expressão popular faz parte do vasto e rico legado da cultura brasileira e contém elementos de educação, arte, luta, esporte, terapia, assim como dança, lazer, folclore, história, ginástica etc.

A Capoeira é um jogo, estimula situações de perigo, porem, sempre conserva a segurança e garante a integridade física dos participantes, é a associação do jogo com o ritmo, típica da capoeira.

As principais vantagens em praticar capoeira, para qualquer pessoa de qualquer idade, é o desenvolvimento da agilidade, coordenação motora e flexibilidade, pois é uma arte completa. Sem contar o lado psicológico que também é trabalhado, afinal, é um local no qual a criança ou adulto interage sempre em equipe, existindo a necessidade de interação social.

Por fim, o jogador de Capoeira pode ser visto como um Atleta, Ator, Dançarino, Músico e Poeta, além de perpetuar a cultura brasileira e suas raízes.

O intuito das aulas de Capoeira, é introduzir mais uma atividade diferenciada no ambiente educacional, tendo como um dos objetivos contribuir com a difusão da Cultura Popular Brasileira, sendo demonstrado através da  Capoeira e da Dança Folclórica.

O objetivo principal da Capoeira no Casulo  Encantado, não é de formar “jogadores de capoeira”, mas de proporcionar o desenvolvimento social, favorecendo a participação coletiva, a investigação, autonomia, a tolerância, capacidade motora, agilidade e o lúdico.

Acreditamos que através da Capoeira podemos resgatar valores, como: respeito ao próximo, interação social, ressaltando que a Capoeira é desenvolvida em grupo, ou seja, não se pode jogar Capoeira sozinho, o conceito do trabalho em equipe é sempre lembrado, tendo em vista a melhoria nas relações interpessoais.