Método Decroly

  • Facebook

Método Decroly

O MÉTODO DECROLY

 

O autor do método é de origem Belga, Ovide Decroly, nasceu em 1871 e morreu em 1932. Estudou na Alemanha, Berlim, França e Paris. Ao voltar para Bélgica, trabalhou numa clínica de neurologia no setor pediátrico em Bruxelas, onde iniciou sua carreira pedagógica.

O método de Decroly, mais conhecido pelos “centros de interesses”, possuía um destino especial, aos alunos das classes primárias; os conhecimentos e interesses infantis apareciam associados (necessidades e meio).

Para ele, resgatar a origem de tudo que for trabalhado é fundamental, de forma que a pesquisa fomenta o interesse, indispensável à valorização e conservação da vida.

Para Decroly, a criança deve ser criança e não um adulto em potencial, onde tudo acontece a seu tempo, onde educar é antes de tudo, viver, onde o ensino deve ser globalizado, pois a criança se interessa por tudo que acontece ao seu redor.

Assim, para que ocorra o desenvolvimento deve o educando passar por 3 fases: a observação (pesquisa – resgate das origens, o concreto),  a associação (fase em que o professor serve como mediador), e a expressão (conclusões, palavras, teatro, desenho, vídeo, trabalho manual, dramatização, música, etc…).

  • Por tudo isto, é que o lema de Decroly é o lema da nossa Escola, porque educar é muito mais que acumular conhecimentos teóricos, e, educar para a vida, é transformá-la, de modo a garantir a sua plenitude de beleza e verdade!